domingo, 7 de fevereiro de 2021

Anime Masculino – Como Desenhar ?

Como Desenhar Anime Masculino

Se você é fã dos desenhos japoneses e tem tendências artísticas, já deve ter pensado enquanto assiste um anime: como desenhar? Já passou pela sua cabeça? Então você veio ao lugar certo. Aprenda a desenhar anime a partir do básico!

O fã da cultura japonesa que se pergunta como desenhar anime tem à sua disposição um volume interminável de material online para consultar. Neste texto, juntamos as principais dicas para você aprender a desenhar anime da forma mais simples possível.

Para desenhar anime, você precisa avançar aos poucos para fixar a técnica de maneira adequada. Afinal, desenhar anime demanda alguns conhecimentos do design clássico dos desenhos japoneses. Assim, iremos te mostrar como desenhar anime passo a passo, para que você tenha uma evolução orgânica e natural no traço.

Então, neste texto, além de aprender a desenhar anime de forma geral, você também irá aprender como desenhar um personagem de anime, como desenhar anime masculino, como desenhar anime profissional, como desenhar boca de anime, como desenhar cabeça de anime, como desenhar cabelo de anime, como desenhar corpo de anime, como desenhar olho de anime, como desenhar rosto de anime e outras coisinhas mais!

É muito gratificante poder colocar as nossas ideias no papel, ainda mais quando gostamos da cultura japonesa e podemos fazê-lo desenhando anime! Senão vejamos as formas de se desenhar anime passo a passo, como destaque para os personagens masculinos.

Antes de entrar no desenho de arquétipos de caráter específico, é uma boa idéia analisar primeiro as características dos rostos de anime masculino.

Embora haja uma grande variação no estilo anime e mangá, geralmente todos os personagens anímicos tendem a ter olhos grandes, narizes pequenos e bocas simplificadas sem lábios.

Os personagens mais jovens de anime e mangá são frequentemente desenhados com quase exatamente as mesmas faces que as fêmeas. Os personagens masculinos mais velhos são mais propensos a ter rostos mais longos, queixo mais largo e olhos menores/narrower (embora ainda maiores do que o normal).

Para este tutorial usaremos um rosto masculino muito genérico que pode ser ou um estudante do ensino médio ou um adulto mais jovem.

Estas são as proporções “padrão” a que os caracteres neste tutorial se referirão:

  • Distância entre a ponta superior da cabeça e a ponta superior dos olhos e das orelhas: 50% do rosto;
  • Distância entre a ponta superior dos olhos e das orelhas e a ponta inferior das orelhas e o nariz: 25% do rosto;
  • Distância entre a ponta inferior das orelhas e o nariz e a ponta inferior da boca: 12,5% do rosto;
  • Distância entre a ponta inferior da boca e a ponta inferior do queixo: 12,5%.

Portanto, quando você lê algo como “desenhar as sobrancelhas para baixo” ou “tornar os olhos mais estreitos”, isso geralmente significará em relação a este parâmetro.

Se você quiser apenas uma rápida explicação da colocação das características faciais e das etapas de desenho, você pode ler abaixo:

  • Olhos: faça uma linha horizontal através do meio da cabeça e desenhe os olhos abaixo dessa linha.
  • Orelhas: faça outra linha horizontal entre a primeira linha e o fundo do queixo e desenhar as orelhas entre estas duas linhas
  • Nariz: posicione o nariz com seu fundo na linha utilizada para o fundo das orelhas
  • Boca: desenhe a boca com o lábio inferior entre o fundo do nariz e o fundo do queixo e a própria boca ligeiramente acima dela
  • Sobrancelhas: desenhe as sobrancelhas ligeiramente acima dos olhos.

Como Desenhar Rosto de Anime Masculino Passo a Passo

Para uma explicação um pouco mais detalhada, confira abaixo:

Exemplo 1

1º Passo – Desenhe a forma básica da cabeça começando com uma linha vertical para ajudá-lo a garantir que ambas as metades estejam iguais;

2º Passo – Adicione as orelhas

3º Passo – Adicione os olhos 

4º Passo – Adicione o nariz

5º Passo – Adicione a boca

Posicione as características faciais como descrito anteriormente;

6º Passo – Desenhe os cabelos depois de colocar todas as características faciais;

7º Passo – Apague as partes do rosto e da cabeça escondidas pelo cabelo e aplique alguns detalhes.

8º Passo – Finalize 

Gostou ? Vamos a outro exemplo ?

Exemplo 2

Vamos começar nosso passo a passo de como desenhar um personagem de anime fazendo a cabeça do personagem masculino, e aprenderemos como fazer o esboço dela.

Toda cabeça de personagem começa a partir de uma bola, então faça um circulo.

Agora trace uma linha em vertical bem no meio do circulo passando um pouquinho em baixo. Divida também em horizontal, porém agora não passe do circulo, e então trace uma linha horizontal na parte que sobrou do traço vertical.

Agora falta o pescoço, trace duas linhas retas dos cantos do circulo até a linha horizontal de baixo. Faça mais duas linhas retas, uma de cada lado, até o fim da linha vertical.

O nariz você faz na parte de baixo do circulo, depois trace a boca e embaixo dela o lábio inferior, o lábio superior raramente aparece.

Você tem da linha do final do nariz até a linha do meio do circulo para fazer os olhos, é claro que não precisa fazer olhos tão grandes.

Primeiro faça a forma do olho, em cima e em baixo. O olho é dividido em 3 partes, a primeira parte é o brilho, o reflexo do olho, uma bolinha branca no canto. Lembre-se, se você marcou o reflexo no canto direito de um olho, marque também no lado esquerdo do outro olho.

Além do brilho, tem a pupila, que é a bolinha preta do olho, e a íris que é a cor dos olhos.

Desenhe sobrancelhas dependendo do humor do seu personagem. Não se complique em fazê-las, um simples traço é o suficiente, ou pode deixa-la mais grossa, isso vai de personagem para personagem.

Faça os olhos cautelosamente para que não fiquem tão diferentes um do outro, pode copiar de algum anime ou procurar no google só para ter uma inspiração, você vai acabar se acostumando com os vários tipos e logo criará seu próprio estilo.

Comece a delinear a forma da cabeça como mostrado, formando a estrutura do rosto.

Você não precisa contornar o esboço fielmente, o esboço é só para ajudar na hora de criar os traços, você pode fazer o rosto mais gordinho ou mais magro.

A orelha fica entre a linha de baixo, que é a orelha do nariz e o começo dos olhos. A orelha do estilo mangá/anime realmente é grande.

O interior da orelha é simples, lembre-se da letra “C”, faça um C na orelha esquerda e em cima um C ao contrário, na da direita faça um C ao contrário e um C. Essa é a forma simples, caso queira colocar mais detalhes fique a vontade.

O pescoço tem como referencial o meio dos olhos, porém se o personagem for forte ele terá o músculo do trapézio na lateral do pescoço bem grande. O do exemplo é jovem, de 16 a 25 anos, de peso médio, baixo autoestima e não faz academia, então não terá músculos muito desenvolvidos.

Se o personagem for careca, você contorna o esboço feito e pronto, só partir para o corpo.

Porém se ele tiver cabelo, marca o meio da testa. O cabelo tem duas partes, a primeira parte de dentro do rosto, o topete, a costeleta, a franja, a segunda seria o volume, a parte de fora.

Vamos começar por dentro. A dica é, faça os fios de tamanhos e espessuras diferentes assim deixara o cabelo mais natural.

Se o cabelo for grande, desenhe ele atrás da orelha, caso ele seja maior ainda, você pode cobrir a orelha.

O esboço seria como a cabeça do personagem, então o cabelo deve ficar fora do esboço, ou seja, por fora.

Está terminado o rosto. Lembrando que você pode diversificar na hora de fazer o olho, boca, cabelo, etc.

Como Desenhar Um Corpo Masculino de Anime Passo a Passo

Agora vamos te mostrar como desenhar um corpo masculino de anime com um método bem simples.

Recomendo que continue aprendendo como desenhar um personagem de anime, pois aprenderá dicas valiosas que te ensinara a desenhar facilmente sem precisar ter um dom para desenhar ou ser um Da Vinci.

Lembrando que o que faremos agora é o esboço, então faça com um lápis fraco para depois poder apagar com facilidade.

Crie dois pontos em cada lado para o ombro, para saber a medida meça a largura da cabeça.

Perto desses pontos, faça dois círculos. Estes círculos marcam a localização do ombro.

Meça a ALTURA da cabeça, agora use a medida como guia queixo até onde terminaria a medida e faça uma linha horizontal.  Isso marca o peitoral.

Para saber onde ficará a cintura,

primeiro meça a ALTURA da cabeça novamente e use a linha do peitoral como referencial, faça uma linha horizontal na localização, e um pouquinho acima trace uma linha horizontal da mesma medida da LARGURA da cabeça. o primeiro traço é a cintura, o segundo é o quadril.

Caso esteja confuso, só copie da imagem, logo entenderá como tudo ganhará forma, e no próximo desenho fará sem necessidade de nenhum guia.

Trace uma linha de cada lado até pouco depois da linha que fizemos para a cintura, ligue essas duas linhas que formará o quadril.

Lembrando que para um personagem masculino o quadril é só um pouco maior que a cintura, não exagere.

Após isso de forma ao corpo, passando pelos círculos, ajeitando o pescoço, indo em diagonal para a cintura e juntando com as linhas do quadril, como na imagem.

Agora crie 2 círculos no quadril, procure deixar do mesmo tamanho.

Temos que fazer a cueca do personagem antes de fazer as pernas, faça do jeito que mostra a imagem. Repare que usei os dois círculos como referencial.

Meça da ponta da cabeça ao fim do quadril.

O tamanho das pernas é o mesmo que o da ponta da cabeça ao quadril.

Marque a localização e trace uma linha guia para saber a posição certa da perna na hora de desenhar.

Na metade da perna, crie dois círculos para os joelhos. E então crie dois círculos para os pés. Círculo grande para as coxas, médio para os joelhos e pequeno para os pés.

Agora de forma as pernas do personagem.

Lembre-se que a prática leva ao aperfeiçoamento de técnicas, com esse passo a passo, você estará

praticando o básico e logo poderá aprender como desenhar detalhadamente e impressionar seus amigos.

Não esqueça dos detalhes do detalhes do joelho.

Agora vamos aos braços, crie uma linha até a altura do quadril, e então crie 4 círculos, para o cotovelo crie 2 círculos na altura da cintura, para o pulso crie mais 2 círculos na altura do quadril.

Forme a estrutura do braço e as mãos.

Arte Final do Personagem de Anime Masculino

Feito todos os passos nosso personagem masculino está feito, então agora você sabe como desenhar um personagem de anime masculino.

Caso queira, pode usar a caneta nanquim para sobrepor os traços feitos em lápis, isso dará um contraste e um visual bacana no seu desenho.

 Continue o post que no final te ensino a desenhar pés e mãos, além de te ensinar como melhorar os seus desenhos em 90%!

Como Desenhar Mãos

Te ensinarei como desenhar mãos sem complicações.

Geralmente não muda muita coisa da mão masculina a mão feminina, afinal, é tudo mão!

O nome dos dedos das mãos são: Polegar, indicador, médio, anular/anelar e mínimo.

1 – Mãos Abertas

Vou mostrar como desenhar duas mãos abertas, uma com os dedos juntos e outra com eles separados, pode fazer uma de cada vez.

Para uma mão aberta, desenhe um círculo quase perfeito.

Após isso faça o pulso, mais o menos metade do círculo. Desenhe o pulso dentro do círculo também.

Na parte dos dedos, feche o círculo e crie 4 pontos na ponta da linha que fizemos.

Meça do final do pulso até o ponto do meio, com essa medida, puxe para cima e faça um risco, determinando o fim do dedo médio.

Faça um volume na lateral da mão, onde ficará a base do polegar.

Crie as linhas retas dos dedos, lembrando que um é maior que o outro e o médio vai até a linha que fizemos.

Faça também círculos nas pontas dos dedos, para ajudar no delineamento.

Faça os dedos agora, talvez no começo você faça alguns mais gordinhos que os outros, porém com a prática você aperfeiçoará isso.

Temos o esboço feito, agora falta delinear, ou seja, contornar e dar a forma certa á mão.

Leve em consideração os ossos do pulso para fazer um pequeno volume no local.

Agora que você delineou e já sabe como vai ficar sua mão, faça a arte final, ou seja, passe uma caneta nanquim por cima.

Essa é a arte final, uma mão bem simples, pode adicionar alguns detalhes além das unhas, porém caso vá fazer algum personagem pequeno esses detalhes nem aparecerão.

2 – Mãos de Donzela

O que seria uma mão de donzela? Mão de Donzela é aquele gesto que as damas e donzelas faziam para que seus cavaleiros beijassem suas mãos, segue o tutorial que saberá qual é.

Crie todo o pulso curvando um pouco a ponta de cima.

Desenhe o esboço da mão, fechando com o pulso.

Meça o esboço da mão e puxe para o lado criando uma linha, onde será como visto antes, o final do dedo médio.

Após isso marque onde ficará o começo dos dedos com 4 pontos.

Faça a linha dos dedos e os círculos na ponta e no meio deles, que marcará onde eles serão dobrados.

Desenhe os dedos começando de baixo para cima, curvando-os para baixo nas juntas, tornando assim dedos de “donzela” ou “dama”.

Com todo o esboço feito agora ou você passa o lápis para delinear direito, ou usa logo a caneta para fazer a arte final.

Quando for delinear faça as unhas.

E está feito nossa mão de dama, o polegar não aparece, pois está escondido atrás da mão.

Como Desenhar Pés de Personagem de Anime

Os métodos de como desenhar pés são ainda mais fáceis que as mãos, não tendo diferença alguma entre o masculino e feminino torna ainda mais fácil aprender.

Lembrando que todas as articulações serão demarcadas por um círculo. A base do pé será com formas geométricas.

1 – Pés de Frente

Crie duas linhas paralelas, e feche-as. Essas linhas são a parte da perna que desce até o calcanhar.

Crie um triangulo na frente do calcanhar

Embaixo desenhe um trapézio, bem colado com o triangulo.

Faça elipses (círculos) dentro do trapézio, ultrapassando só um pouco a linha inferior, isto representará os dedos do pé.

Comece a dar forma do pé, delineando a parte externa. Faça duas elipses marcando as articulações.

Delineie as elipses, para dar formato ao dedo, diminuindo do dedão até o mindinho e faça os detalhes gerais.

Feito isso, passe uma caneta por cima e apague o esboço, assim resultando na arte final.

2 – Pés de Lado

Desenhe duas linhas verticais paralelas e desenhe um círculo na base.

Faça a forma do pé com um triangulo e três círculos, para representar as articulações do pé e o dedão.

Aqui já temos o esboço feito, pode prosseguir de caneta ou fazer a lápis, nos dois casos deve apagar o esboço no final.

Comece a delinear o pé, e utilizando como referencia as formas geométricas. Utilize as formas circulares para fazer os ossos do pé.

Perceba que fiz um dedo do lado do dedão, faça-o se preferir.

Faça a unha do dedão.

E está feito nosso pé de lado, muito simples e fácil!

3 – Pé visto de trás

Esse é o mais fácil de todos, resumindo em quatro passos:

Desenhe duas linhas verticais e demarque os elipses que representam as juntas e articulações do pé.

Contorne levando em conta as elipses do pé para fazer os ossos. Quando o pé é visto de trás só é mostrado o dedão.

Crie os ossos de trás do pé.

Contorne com caneta nanquim e apague o esboço, feito!

Como Desenhar Personagem de Anime Masculino Básico

O personagem “cara comum” é geralmente destinado a ser alguém com quem o espectador pode se relacionar ou torcer por ele. Estes são frequentemente os protagonistas de animes ou o personagem principal masculino se o protagonista for uma mulher.

Um cabelo levemente desarrumado de comprimento médio é muito comum para estes tipos de personagens.

Para desenhar um personagem masculino “protagonista” com suas expressões normais, desenhe as sobrancelhas em sua posição natural e os olhos, com pupilas/íris bastante grandes.

Se você quiser um personagem de aparência amigável, desenhe a boca com um leve sorriso.

Personagem de Anime Masculino Básico Sorrindo

Um sorriso feliz pode ser uma das expressões que este tipo de personagem provavelmente terá. Normalmente este é um olhar que o personagem principal masculino pode dar a um personagem que ele gosta, como a protagonista feminina.

Para a expressão feliz do “cara comum”, as sobrancelhas são levemente levantadas e os olhos levemente esticados. Desenhe a boca com um sorriso. Deixe o interior da boca branco para indicar que são os dentes que estão mostrando, mas não desenhe nenhum sinal deles. Isto fará com que o personagem pareça mais amigável.

Personagem de Anime Masculino Básico Relaxado

Esta é outra expressão que este tipo de personagem pode ter. Uma espécie de expressão relaxada, curtindo o momento mas ao mesmo tempo refletindo sobre alguma coisa leve.

Para uma expressão relaxada e ligeiramente confusa, desenhe as sobrancelhas com suas extremidades internas levemente levantadas e desenhe as pupilas mais acima (para fazer os olhos parecerem enrolados para cima).

Acrescente a boca em forma de “O”. Como a boca está aberta, você pode desenhar a mandíbula mais para baixo, mas isto é opcional. Muitas vezes as mandíbulas dos caracteres anímicos são desenhadas no mesmo lugar, mesmo com a boca aberta.

Como Desenhar Um Personagem de Anime Antagonista Masculino Básico

O tipo de visual de antagonistas masculinos em animes de fantasia e ficção científica não varia muito. Eles são geralmente inteligentes e fortes e, portanto, geralmente também calmos e confiantes.

Esses caras costumam ter o cabelo comprido.

Para a aparência normal do vilão, desenhe as pontas internas das sobrancelhas ligeiramente mais baixas (para uma aparência mais agressiva). Faça com que as íris dos olhos sejam ligeiramente menores que as do personagem protagonista, e as pupilas ainda menores em relação a elas.

Desenhe a boca e a pitada do lábio inferior em curvas de luz de cabeça para baixo.

O efeito combinado dos traços faciais desenhados de tal forma dará ao vilão um olhar um pouco confiante e ao mesmo tempo pouco amistoso/amigável.

O post Anime Masculino – Como Desenhar ? apareceu primeiro em Bom desenhista.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Método Fan Art 3.0 – Aprenda a Desenhar Anime

Aprenda o Método Fan Art 3.0 e saiba desenhar QUALQUER ANIME IMEDIATAMENTE! Você está prestes a descobrir o Método que ajudou mais de 100 ...